sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Para onde vamos ao morrer?

Fonte: O Livro das Respostas – Anselm Grun

A tradição cristã recomendou três imagens como meditação para entender aonde vamos na morte. A primeira imagem é a da morada. Jesus disse antes de sua morte: "Eu vou para preparar-vos uma morada" (Jo 14,2). Nós iremos morrer para a morada eterna. E essa morada, Jesus no-la preparou. Mas podemos confiar também que as pessoas queridas, que morreram antes de nós, preparam essa morada para nós. Cada pessoa que morre leva consigo alguma coisa de nós. Aquilo que partilhamos com ela em amor, alegria, tempo, isto ela leva consigo. E enfeitará com isso a morada para a qual morremos. Não morremos, portanto, para dentro do escuro e desconhecido, mas para dentro de uma morada preparada com amor, na qual estaremos para sempre bem acolhidos.

A segunda imagem é a da Pietà. Maria segura no colo Jesus morto. Essa imagem foi criada por volta do século XIII e XIV, portanto na época em que grassava a peste na Europa. Era uma imagem de conforto para as pessoas em seu medo da morte. Maria com Jesus morto no colo queria dizer-lhes: você não vai morrer para dentro da frialdade escura, mas para dentro dos braços maternos de Deus. Ele vai tomar você tão amorosa e carinhosamente em suas mãos como Maria abraça e segura seu filho morto.

A terceira imagem refere-se à parábola do pobre Lázaro, a quem os anjos levaram ao seio de Abraão após sua morte (cf. Lc 16,22). A liturgia utiliza essa imagem. Quando levamos o caixão de um confrade, após o Requiem da igreja para o cemitério, cantamos o hino muito antigo: In paradisum deducant te angeli (os anjos de conduzam ao paraíso). É uma imagem consoladora que a liturgia nos apresenta: ninguém morre sozinho. Cada qual tem junto a si o seu anjo que o conduz através da soleira da morte até Deus.

Essas três imagens têm no fundo o mesmo conteúdo: nós haveremos de morrer para dentro do amor de Deus, que nos espera, transforma e p1enifica, que nos assume para dentro da união com ele.

Um comentário:

  1. Lembrem-se dos ladrões na cruz. De um lado um dizia para Jesus, porque Ele não descia dali, já que se dizia filho de Deus. O outro disse ao final, somente para Jesus lembrar dele quando chegasse em seu Reino. Jesus respondeu com grande amor: "Em verdade te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso!" ******* Acredito que isso seja suficiente para vocês entenderem que com a Nova Aliança concedida por Deus através de sua grandeza em se entregar na dor, para cancelar nossos pecados e estender sua graça à todos nós, crentes ou não, podemos concluir facilmente que poderemos ir para dois lugares: o paraíso ou o tormento do rico na parábola do pobre Lázaro. Pois, Jesus disse à um dos ladrões, quando este se arrependeu, reconheceu e confessou Jesus e pediu misericórdia, que ainda naquele dia estaria com Ele no paraíso. Entretanto, o outro somente o acusava, o desafiava, o menosprezava, o insultava e foi saber realmente somente com quem estava falando quando chegou no calor do tormento e foi informado pelos demônios que aquele ninguém pode tocar e é mais puro que a neve. Portanto irmãos, pois assim através de Jesus, podemos ser chamados filhos e Deus. Pois com o coração se crê e com a boca se confessa. É simples, se ao menos confessares que Jesus é o filho de Deus que veio na terra para te dar aquilo que foi lhe tirado no início, e não adorares outros Deuses ou imagens e acreditar que não existe entidade, ministério ou imagem de gesso ou de barro, ou de madeira, para chegar até Deus e que somente através de Jesus se chega ao Pai, pois Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim!" Jesus não disse que é um dos caminhos disse, que é o único. Portanto, acredite que Jesus é quem Ele é, e que veio a terra por mim e por vc e assim teu nome será escrito no livro da vida e será achado nele e vc não será condenado. Eu profetizo, nas minhas humildes e sinceras palavras que você já está salvo se assim creres nessas palavras verdadeiras. Glória ao Deus de Israel e a Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir